terça-feira, 22 de setembro de 2009

Workshops/ Formações



Workshop de Introdução ao Contacto Improvisação

Primeiro workshop promovido pela Tenda de Saias e orientado por David Santos, também ex-aluno da ESMAE.
Esta primeira fase é um pequeno workshop ou uma primeira aula um pouco mais longa, em que vamos mergulhar nos princípios do contacto improvisação através de visionamento de vídeos e prática in loco com o corpo e mente como um todo. A pluridimensionalidade desta prática desenvolve-se através de uma abordagem esférica sensorial de trabalho sobre o corpo na relação com os conceitos da física, da fisiologia e da visualização. O treino do corpo aborda desde um trabalho mais sensorial ao aeróbico passando por técnicas associadas ao movimento contemporâneo, moderno, body mind centering, técnica de Alexander, meditação entre outras abordagens holísticas ao serviço da prática do contacto improvisação. Com uma perspectiva de continuidade podemos evoluir em conjunto com diferentes pares, lado a lado, num espaço de desenvolvimento de conhecimento técnico (know-how) de contacto improvisação até partilharmos um sentido de uma linguagem própria singular e comum. Desta forma, quando tivermos as conhecidas Jam´s de Contacto Improvisação poderemos sentir crescer de forma mais consciente, a técnica disponibilidade/consciência do nosso corpo performático no cenário já presente à nossa volta que é o espaço físico que todos habitamos e os corpos que nos rodeiam mas, potenciados a um novo nível de consciência. O nosso subconsciente é muito mais rápido a percepcionar e reagir ao mundo que nos rodeia que o consciente. Mas é através da disciplina do consciente e do corpo que liberamos e damos autonomia ao subconsciente para intervir junto do consciente. É essencial ter-se prazer pelo movimento e pelo contacto com outro para realizar esta prática.



Aulas de Contacto Improvisação


O Workshop serviu como uma fase introdutória à formação contínua, às aulas regulares de Contacto Improvisação promovidas pela Tenda de Saias e orientadas também por David Santos. Estas decorreram na ESMAE e contou com uma turma cujos elementos pertenciam a diversas áreas, a maioria sem ligação directa a Teatro ou a Dança.





Jam’s de Contacto Improvisação


Sessões de encontro mensal, (último sábado de cada mês das 19h às 21h), em que diversas pessoas, ligadas ou não ao Movimento e Dança, mas com algum conhecimento da técnica de Contacto, interagem. Estes encontros são acompanhados por músicos ao vivo. Estas sessões já contaram com o apoio de duas companhias da
Fábrica da Rua da Alegria, o Radar 360º e o Teatro do Frio. Há, mais uma vez, a intenção de incluir outras linguagens e aceder a outros públicos, neste caso, mais ligado à Dança.

Sem comentários:

Enviar um comentário